20 de outubro de 2008

LEO Clubes de Sucesso

LEO Clubes de Sucessonão Aparecem por acaso......seu sucesso exige estudos, planejamento eTrabalho em Equipe.
Um LEO Clube de sucesso apresenta duas qualidades básicas e essenciais: orgulho e companheirismo. Essas duas qualidades não aparecem por acaso; requerem trabalho, organização e planejamento.
Tipicamente, os clubes que demonstram estas qualidades têm:
uma ou mais atividades e serviço de vulto e sólidos projetos de angariação de fundos
um programa regular para informar os sócios sobre a história, tradições, organização e atuais programas da associação
reuniões agradáveis e organizadas de forma eficiente
uma programação bem organizada de funções sociais para envolver a família do sócio e para criar amizade
um programa dinâmico de relações públicas para obter e manter o apoio do público
um sólido programa de aumento e retenção de sócios
Um visitante que chegasse a este LEO Clube sentiria imediatamente a existência de orgulho e companheirismo. Os sócios receberiam o visitante calorosa e entusiasticamente e responderiam às perguntas com entusiasmo. A reunião decorreria eficazmente e os sócios relatariam orgulhosamente os planos e realizações do clube. Ao terminar a reunião, o visitante - um possível sócio ou não - estaria convencido de que este é um clube que goza de sucesso agora e que continuará a ter sucesso por muitos anos ainda.
Embora nem todos os Leos Clubes sejam bem sucedidos, todos poderiam ser. As técnicas, conselhos e métodos que são apresentados a seguir foram comprovados por milhares de Leos clubes durante muitos anos. Use-os diligente e consistentemente e o orgulho e companheirismo assegurarão sucesso para o seu clube e para nossa associação.
Liderança:
Liderança apropriada é essencial para o sucesso de um clube e contribui para o desenvolvimento dos sócios. Assegure-se de que existe uma cadeia de comando definida e que os problemas que surgem a nível inferior são aí resolvidos.
Envolvimento da família:
Planeje eventos para toda a família participar e desfrutar. Eventos sociais periódicos ajudam a aumentar os laços de amizade entre os sócios.
Harmonia-companheirismo:
Fomente harmonia entre os sócios e dirigentes do clube, desenvolvendo também o companheirismo. O diretor animador pode desempenhar um papel chave dando vida e levantando o entusiasmo nas reuniões do clube.
Participação:
Incentive todos os sócios (antigos ou novos) a darem suas opiniões e a oferecerem novas idéias.
Relações Públicas:
O presidente da comissão de relações públicas deve usar os meios de comunicação para informar o público sobre as atividades do clube e como a comunidade se beneficiará, o que resultará em apoio para as atividades de angariação de fundos e ajudará a manter uma boa imagem do clube na comunidade.
Código de Ética e os Objetivos do Leoismo:
Refira-se frequentemente ao Código de Ética e aos Objetivos do Leoismo. Lembre-se que as pessoas julgam os outros pelas suas atitudes. Todos esperam bom comportamento dos que representam o Leo.
Orgulho:
Os sócios que se orgulham das realizações de seu clube não hesitam em recrutar novos sócios, pois sabem que terão sucesso em seus esforços.
Metas:
Faça um acompanhamento do progresso das metas que você estabeleceu para o ano. Não se esqueça das metas de aumento e retenção de sócios, atividades de serviço e angariação de fundos.
Cerimônia de posse:
Organize, com orgulho, uma cerimônia de posse condigna para todo sócio. Forneça a ele uma Pasta de Novo Sócio, informações sobre a história e projetos do clube, uma relação dos sócios e das comissões. Faça com que o novo sócio sinta-se orgulhoso de fazer parte do clube.
Orientação:
Planeje uma sessão de orientação par o novo sócio a nível de clube, distrito e internacional. A orientação deveria ser conduzida por um ex-presidente de clube ou outro sócio Leo qualificado. Se seu distrito estiver realizando sessões de orientação para novos sócios, incentive-o a participar. Estas sessões representam também um curso para reavivar o entusiasmo dos sócios antigos.
Envolvimento:
Faça com que todos os sócios envolvam-se ativamente em atividades de serviço e projetos de angariação de fundos. Os novos sócios devem ser imediatamente designados às comissões de seu interesse e que estejam de acordo com sua capacidade.
Reconhecimento:
Certifique-se de que o secretário do clube cumpra com suas obrigações no que se refere à manutenção de registros e encomenda de prêmios para os sócios Leos que a eles fazem jus. Prepare uma adequada apresentação de prêmios aos Leos merecedores durante uma reunião especial.
Responsabilidades do padrinho:
Certifique-se que os padrinhos cumpram continuamente com suas obrigações para com os novos sócios.
Reuniões do clube:
Prepare uma agenda e a observe. Realize reuniões informativas e interessantes. Crie uma atmosfera agradável, inicie e termine as reuniões pontualmente.
Reuniões de diretoria:
Incentive os sócios a participarem, embora somente os membros da diretoria tenham o previlégio de voto. Este é um modo excelente para que eles aprendam como o clube funciona.
Informação leoística:
Designe um CLEO em cada reunião para fazer uma apresentação de 2 minutos sobre algum aspecto do Leo. Isto instruirá os novos sócios e atualizará o conhecimento dos demais.
Visita inter-clube:
Incentive os sócios a participarem de reuniões de outros clubes criando, assim, laços de amizade e cooperação entre clubes vizinhos e um intercâmbio de idéias.
Comissões:
Certifique-se de que os assessores e membros das comissões administrativas e de atividades estão trabalhando.
Finanças:
Mantenha sempre os fundos do clube em contas separadas: administrativa e de atividades. Exija que o tesoureiro do clube apresente relatórios financeiros periódicos ao quadro social.
Avaliação do clube:
Melhore a estrutura operacional do clube solicitando aos sócios que avaliem as reuniões, os programas e as atividades do clube.
Seu objetivo, como líder, é assegurar que cada uma das características de um clube de sucesso torne-se fundamental para as operações de seu clube. Observando estas linhas diretrizes, você pode melhorar a eficiência da sua liderança criando e mantendo um programa contínuo de sucesso que preenche as obrigações inerentes ao lema do Leo:
"Nós Servimos".

Nenhum comentário: