Instruções LEOísticas

Instruções LEOísticas

O que é LEO Clube?
     LEO é uma atividade de Lions Clubes Internacional para jovens de 12 a 30 anos de idade com o objetivo de promover os ideais de Liderança, Experiência e Oportunidade. São clubes que hoje existem em vários países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais. Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovem a cada ano. Os associados se denominam "companheiros" e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes, constituído de uma barra vertical de cor bordô com as letras da sigla L E O em dourado, entre duas caras de leões olhando em direções opostas, um lembrando o passado e, o outro, visando o futuro.
     Este movimento teve início na década de 50 quando o Lions Clube de Glendside, Pensilvânia - EUA,decidiu transformar o time de beisebol de uma escola em um grupo de jovens que servisse à comunidade. A idéia se espalhou por vários outros Lions Clubes até ser aprovada como uma atividade oficial pela Associação Internacional de Lions Clubes.
     Mas toda essa história e essas definições são quase nada quando comparadas ao sentimento que existe dentro de cada companheiro que o faz não medir esforços quando é o nome do seu clube que está em jogo, que o faz encarar os problemas como uma oportunidade de resolvê-los. LEO é o trabalho de boa vontade com a única recompensa de ver que chamar de companheiro e ser quase que um irmão, é poder se sentir útil e souber que o seu tempo livre não está sendo mal aproveitado, é ter um compromisso, é poder confiar e saber que outros também confiam em você, é saber conciliar os compromissos e administrar o tempo, é aprender a levantar após cair, é sonhar acordado sem tirar os pés do chão, é conhecer o mundo e um mundo de pessoas desse mundo, é a chance de poder criar e ultrapassar os limites da imaginação, é deixar aflorar aquele desejo de aventura, é conhecer amigos de verdade, é acordar para a realidade sem tornar-se frio, é saber que o mundo não está completamente perdido porque nós ainda podemos fazer alguma coisa por ele.
     LEO é a maior OPORTUNIDADE que temos de ganhar EXPERIÊNCIA para a vida e desenvolver o nosso espírito de LIDERANÇA.
Todos podem ser voluntários
     Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, é relação de pessoa a pessoa, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Voluntariado é ação. O voluntário é uma pessoa criativa, decidida e solidária. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz. Voluntariado é escolha. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntariado. Cada necessidade é uma oportunidade de ação voluntária. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo. Voluntariado é compromisso. Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido. Uma pequena ação bem feita tem muito valor. Nada é mais decepcionante do que prometer e não ser capaz de realizar. Voluntariado é uma ferramenta de integração social. Compartilhar alegria e aliviar o sofrimento de outros, melhorar a qualidade de vida em comum é um direito de todos. Todos têm o direito de ser voluntários. Assegurar a todos o direito de ser voluntário significa construir uma sociedade mais tolerante com as diferenças, mais solidária e unida.
Objetivos Do Movimento LEO
     Os objetivos dos LEO Clubes são:

     - Promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como conseqüência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade.
     - Unir os associados pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua. Estas duas frases acima são a essência da filosofia do Programa LEO. Enquanto que para o Lions a realização de atividades de serviço na comunidade é um fim, para o LEO Clube as atividades de serviço são o meio pelo qual os sócios desenvolvem suas qualidades individuais.
Propósitos Do Programa LEO
     OFERECER à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.
     PROMOVER entre os sócios a adoção de altos princípios de ética.
     DESENVOLVER qualidades de lideranças.
     DAR ao sócio a experiência de serviço comunitário.
     PROMOVER a compreensão internacional.

     Definição

“LEO Clube é um Clube juvenil mundial de serviço, organizado sob o amparo de um Lions Clube e a égide de Lions Internacional, composto de jovens de bom caráter que desejam trabalhar em benefício de suas comunidades.”
Emblema e Sigla
     O nome LEO foi escolhido porque, além de significar Leão, em latim, era a sigla do lema do Clube: Leadership, Equality, Oportunity ( Português: Liderança, Igualdade e Oportunidade . O 1º emblema era a cabeça de um leão circundada pelas 3 palavras do lema. Em 1967, quando o LEO tornou-se um Programa Oficial, o lema foi alterado para Liderança, Experiência e Oportunidade. E o emblema foi mudado para refletir a diferença. Este emblema, que é utilizado até hoje, compreende 2 caras de leões, cor ouro, olhando em direções opostas, separadas por uma barra vertical de cor bordô, na qual estão inscritas, de cima para baixo as letras cor de ouro, LEO. As caras de leão voltadas em posições opostas significam o orgulho pelo passado e a busca constante pelo futuro, espelhado no mesmo.
Código De Ética Do Companheiro LEO
     ACREDITAR no verdadeiro Companheirismo, lembrando que antes de um pronome de tratamento é uma expressão máxima e mola mestre de LEOísmo.
     CULTIVAR a sinceridade e a humanidade, lembrando sempre destas qualidades como fundamentais para aprimoramento humano.
     CONFIAR na sua capacidade como agente formador de opiniões e transformador da sociedade, tendo convicções que o mundo pode melhorar ficando mais justo, belo e humano.
     RESPEITAR e entender as limitações alheias como seres falíveis que somos.
     SER tolerante e amável, paciente e generoso, gentil e carinhoso, procurando o lado bom da vida e desprezando o preconceito e desconfiança.
     BUSCAR sempre com o mesmo vigor, o serviço desinteressado, seja em tarefas simples ou projetos nobres, crescendo sobre tudo como pessoas e cidadãos.
     MANTER sempre o entusiasmo quanto aos projetos e atividades do seu Clube dando o máximo de si para que o mesmo se concretize.
     LUTAR para que se realize seus sonhos e alcançar seu ideal, sem contudo prejudicar ou destruir os sonhos de seus semelhantes.
História do LEO Clube no Mundo
     Preocupados com a juventude, em como educar e despertar neles a liderança e incentiva-los para servir a comunidade, os companheiros Leões Willian Ernest e James Graver, ambos associados ao Lions Clube de Glenside, Pensylvânia, USA, iniciaram uma conversa em outubro de 1957, pois acreditavam que os jovens deveriam conhecer o serviço do Lions Clube para desenvolver em si o espírito de solidariedade. James Graver, por ser professor, acreditava que deveria ser utilizada a jovialidade, a persistência, o dinamismo e a garra dos jovens para o bem, para servi desinteressadamente. Pensaram em várias organizações de serviço para os jovens, mas chegaram à conclusão de que todas eram muito severas, não correspondiam aos seus ideais e eram para uma pequena minoria. Suas idéias eram formar um clube de jovens, sem distinção. Com auxilio de uma escola secundária, os demais Leões aceitaram patrocinar um clube de jovens que quisessem trabalhar para melhorar as condições da comunidade e da escola. Bily e Jim, os idealizadores do clube de jovens, entraram em contato com o diretor da Escola Secundária de Abington e expuseram a idéia do Lions Clube, a qual foi aceita pelo mesmo. Começou-se, então a recrutar os primeiros CC.LEO do mundo, começando pelo de Jim, que participou da primeira reunião com todo o time de Baseball da escola, cujo treinador era o Leão James Graver. Este grupo estava composto por vinte seis membros.

     O grupo de jovens da Lions Clube de Glenside (era assim que os CC.LEO eram chamados na época) estabeleceram as seguintes metas:

     a) Prestar serviço à escola, colaborando com os professores para um maior aproveitamento dos estudos, tendo como norma a honestidade, a responsabilidade e o respeito mútuo;
     b) Servir a comunidade, ajudando o próximo;
     c) Servir a nação, fomentando os ideais da democracia, bem como os princípios do bom governo e civismo;
     d) Unir os sócios com laços de amizade e companheirismo mútuo.

     Em 05 de dezembro de 1957, foi fundado então o primeiro LEO Clube do mundo, o LEO Clube de Glenside, estado da Pensilvânia. Com o sucesso empreendedor da juventude, a idéia espalhou-se pelos demais Lions Clubes dos Estados Unidos da América e do mundo. A associação Internacional de Lions Clube em 1967 tornou um programa oficial de Lions Clube, dando-lhes então o nome permanente de LEO Clube.

     Em 1969 já haviam sido organizados 200 LEO Clubes em 18 países. Um ano depois eram 9.018 clubes em 48 países. O ritmo de crescimento foi de 40 LEO clubes por mês. No ano de 1974 organizou-se o clube de número dois mil, havendo 50 mil sócios em 69 países. Em fevereiro de 1985 chegou-se a quatro mil LEO Clubes. Em 1997 já eram 5.165 clubes com 129.125 sócios em 147 países e em 1999 eram 5.559 LEO Clubes, mais de 138.195 sócios em 138 nações. Em junho de 2005 eram 137.775 associados espalhados pelos 5.511 clubes, Atualmente temos 145 mil associados em 143 países com 5800 clubes, divididos em 146 Distritos LEO e 30 Distritos Múltiplos.

LEOísmo No Brasil
     A história do LEOísmo no Brasil tem início oficialmente em 28 de agosto de 1969, com a fundação do primeiro clube no país, o LEO Clube Maceió-Lagoa, na cidade de Maceió (AL). Na verdade, há uma discussão com relação a data de fundação do primeiro LEO Clube no Brasil. O Lions Internacional reconhece como primeiro clube de LEO do Brasil o Maceió-Lagoa, fundado em 28 de agosto de 1969. Antes desta data, em 26 de setembro de 1968, teria sido fundado o LEO Clube Jaguari, Distrito L-9 (hoje L D-4). Porém, para Lions Internacional vale como data oficial a da Carta Constitutiva, que no LEO Clube Maceió-Lagoa é de 25 de setembro de 1969 e do LEO Clube Jaguari, 06 de maio de 1970.
     Em 1981 foi oficialmente fundado o Distrito Múltiplo L LEO Brasil. Em julho daquele ano ocorreu o primeiro encontro oficial dos LEO Clubes brasileiros, mais tarde denominada de primeira Conferência Nacional de LEO Clubes, evento maior do LEOísmo brasileiro. Na época haviam 200 LEO Clubes e oito Distritos LEO constituídos (L-15, L-20, L-5, L-4, L-13, L-7, L-6 e L-11). O evento reuniu centenas de Companheiros LEO e vários Leões, entre eles o CL Augustin Soliva (que mais tarde assumiria a presidência internacional), como palestrante.
     No evento, o C.LEO Gerakdi Arruda Torres, do LEO Clube de Campinas, L-5, foi eleito presidente (na época, coordenador) do então Distrito Múltiplo L Brasil. Neste mesmo encontro também foi nomeada a comissão incumbida de organizar o primeiro regulamento do Distrito Múltiplo, aprovado na segunda Conferência Nacional, realizada em Campinas, em julho de 1982. A comissão era formada pelos CC.LEO Geraldo Arruda Torres, Luis Alberto Schuck (LE Clube de Estrela, L-7) e pelo CL Alvino Edgar Heurich (LC São Leopoldo Centro, L-7). Apenas na Conferência Nacional de 1982 foi eleito, de fato, o primeiro presidente do DM L LEO Brasil, o C.LEO Luis Alberto Schuck.
     Como nesta época o movimento de castores era forte no país, inicialmente o DM era denominado Distrito Múltiplo L LEO Castor. A palavra Castor foi retirada em 1987. A partir de então o Distrito passou a se chamar Distrito Múltiplo L LEO Brasil.
     Atualmente o Brasil é dividido em 4 Distrito Múltiplo LEO LA, LB, LC, LD. O LC é composto pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso.

Tem uma instrução LEOística e gostaria de publicá-la? envie para leoclubepontenova@gmail.com, junto com seu nome e o nome do seu clube.